I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visao dos tecnicos profissionaisprofissionais em topografia, na engenharia e construção civil, obras pública e privadas.

Objectivos
O tema visão geral dos técnicos profissionais em topografia, na engenharia e construção civil, obras pública e privadas, tem como objectivo dar a conhecer o vasto leque e áreas de trabalho dos engenheiros formados.
Visa também mostrar qual deve ser a eficiência de trabalhos executados e seus objectivos. Garantir a eficiência dos seus trabalhos e mostrar a qualidade de obras e trabalhos feitos ou realizados.
Metodologias
Para a pesquisa deste tema, várias literaturas foram lidas em diversas bibliotecas para o seu enriquecimento.
A pesquisa na internet foi indispensável para o seu complemento. Foi difícil esta pesquisa mas com tanto esforço alcancei o requerido.









Objectivos do Curso

O objectivo principal do curso de Técnico em Topografia é conhecer uma área através da sua representação gráfica (mapa, planta), definindo tamanho, contorno, relevo, acidentes naturais, detalhes como edificações e sua posição relativa em uma parte restrita da superfície terrestre. Estas são as preocupações dos profissionais responsáveis por panejamentos e projectos urbanos, rurais, conservacionistas ou por todos aqueles que têm necessidade de conhecer os elementos que caracterizam uma área. Quando essa representação gráfica se refere a uma parte restrita da superfície terrestre, o problema é objecto da Topografia, que indica os métodos de medição e normas de representação. Portanto, para cada situação ou propósito, o técnico deverá conhecer os equipamentos, metodologia, parâmetros, normas técnicas, legislação e, então, executar os serviços em conformidade com as normas.


O Técnico em Topografia

O Profissional da área de Topografia é indispensável nas actividades da mineração, que, por sua vez, emprega conhecimentos da área da ciência exacta, buscando informações, distribuindo-as, projectando-as e demarcando eixos para sua execução. Para exercer essa actividade profissional deve possuir conhecimentos específicos que embora muito antigos, são constantemente revolucionados por meio de estudos tecnológicos e investimentos em avançados equipamentos que facilitam o trabalho com agilidade, melhora a qualidade e alimentam a precisão e segurança ocupacional dos operadores, como pode ser citado o uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) e do Laser Scanner. Os cálculos matemáticos, antes desenvolvidos através de palmilhas escritas a mão livre e calculados por meio de tabelas, hoje deram lugar a máquinas calculadoras científicas programáveis e sofisticados softwares voltados ao uso exclusivo destes profissionais. Nas diversas actividades e uma mineração, existem trabalhos imprescindíveis para seu controle, viabilidade, manutenção e cuidados com o meio ambiente, onde a intervenção dos profissionais da agrimensura (Topografia).

Onde actua um engenheiro ou Técnico em Topografia
As principais actividades executadas pelo Técnicos em Topografia são:
Levantamentos topográficos de áreas rurais ou urbanas (divisão de áreas, loteamentos);
Interpretação de mapas, fotografias aéreas ou por satélites;
Locação de obras (edificações, estradas, barragens, cercas);
Mapeamento (cadastro) de propriedades (área cultivada ou área construída);
Panejamento de cidades ou fazendas;
Instalação de redes de energia e de comunicação;
Obras de saneamento de bairros ou cidades;
Comércio, manutenção e aferição de instrumentos topográficos e geodésicos;
Desenvolvimento de softwares para cálculos topográficos;
Executa serviços de conservação de solo (curvas em nível, projectos de irrigação e
drenagem);
Serviços na área de mineração, etc.
Em todos esses trabalhos citados, há a fase dos serviços de campo e dos
serviços executados no escritório.

Perfil
Ao final do curso, após a conclusão dos TRÊS módulos (três anos de formação), o aluno ou engenheiro topógrafo deverá apresentar o seguinte perfil profissional:
O Técnico em Topografia é o profissional qualificado para efectuar trabalhos topográficos tendo em vista a elaboração de plantas, cartas, mapas e apoios topo métricos, destinados à preparação e orientação de trabalhos, quer na fase de projecto quer na fase de execução de obra. As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Executar levantamentos topográficos;
Analisar os dados relevantes para o reconhecimento do terreno e seleccionar os meios, os materiais e os instrumentos de trabalho necessários ao levantamento topográfico;
Observar a rede geodésica nacional, a fim de determinar as coordenadas dos vértices de apoio aos levantamentos; Determinar a posição relativa dos pontos notáveis de determinada zona da superfície terrestre, registando as observações e calculando as coordenadas planimétricas e altimétricas, utilizando técnicas e processos de observação específicos; Traçar esboços e elaborar relatórios das operações efectuadas em campo; Realizar a completagem dos trabalhos de campo, rectificando, se necessário, os dados recolhidos para a elaboração das plantas topográficas;

efectuar representações gráficas da superfície terrestre, necessárias à concepção
do projecto e à realização da obra;
•Analisar e interpretar os elementos de apoio aos levantamentos topográficos e
outros dados relevantes para a representação do terreno;
representar graficamente, em escala adequada, a configuração do terreno, por
métodos clássicos ou com apoio de programas informáticos específicos;
colaborar na execução de projectos elaborando os elementos gráficos e
analíticos necessários à implantação da obra e calculando, nomeadamente,
ângulos, rumos, distâncias, áreas e volumes;
proceder à piquetagem / implantação da obra a partir de elementos do projecto;

calcular e implantar as linhas gerais e de pormenor de apoio à execução da obra,
utilizando instrumentos adequados;
efectuar nivelamentos geométricos para apoio de levantamentos topográficos e
implantações, utilizando instrumentos adequados;
•Acompanhar a evolução da obra; verificar as áreas e volumes de movimentos de terras, tendo em conta os elementos definidos no projecto e ou recolhidos em obra;
•Acompanhar a execução da obra verificando as implantações e montagens, a
partir de pontos previamente definidos e coordenados geometricamente, detectando desvios de execução;
controlar geometricamente as deformações de património edificado.


Engenheiro em construção civil, obras públicas e habitação
Um técnico formado em engenharia de construção civil e habitação, tem que ser capaz de trabalhar e fiscalizar actividades principalmente na Construção e Manutenção de Edifícios Industriais, especialização na execução e recuperação de pavimentos de alta resistência em Betão Armado, alargando a sua actuação a todos os trabalhos no sector da Construção Civil.
Integridade e Competência
Um técnico ou engenheiro em construção civil tem que ter compromisso de integridade e competência assumir uma postura consolidada, desenvolvendo uma estrutura produtiva orientada para a evolução contínua dos projectos de engenharia e construção civil e obras pública e habitação, obtendo um lugar de destaque no mercado nacional ou internacional.
Equipas técnicas especializadas
As equipas técnicas de alto nível de especialização em engenharia de construção civil de obras públicas e habitação, tem que ter uma vasta experiência no sector da Construção utilizando a mais moderna tecnologia, indispensáveis para o sucesso da empresa, onde a Qualidade, a Inovação, o Rigor, a Segurança, são factores essenciais da estratégia de crescimento.
Qualidade
Um técnico responsável duma obra de construção civil e habitação, tem que ter qualidades que dizem respeito aos trabalhos ou serviços prestados. Tem que ter responsabilidade nos materiais aplicados, no atendimento ao cliente, e na preocupação ambiental.
Inovação
A inovação dum técnico ou engenheiro de construção civil, tem que ter inovação na Modernização dos processos com uma enorme versatilidade dos recursos.
Rigor
Tem que ter rigor na orçamentação, no controlo dos custos, no planeamento e prazos de execução de Obras.
Segurança
A Prevenção colectiva e individual procurando a garantia de uma eficácia na minimização dos riscos e ou problemas assente na constante formação dos seus quadros nas novas técnicas de prevenção e segurando para ao sector industrial.


Visão
A Visão dum técnico em topografia ou em engenharia de construção, não deve estar apenas no salário ou nos bens materiais, mas sim em efectuar obras ou trabalhos de qualidades mostrando que é conhecedor da área ou sector onde é responsabilizado.
Ele deve estar preparado para enfrentar qualquer problema que possa surgir na comunidade ou na área onde é afectado a realizar seus trabalhos.
Tem que ter Visão e demonstrar que realmente conhecedor da matéria a qual foi formado.
















Conclusão
Ao concluir este tema que fala sobre engenharia na construção civil e obras públicas e habitação, vimos que o topografo ou engenheiro formado nesta área tem muita responsabilidade em tudo que tem que fazer.
Cabe a ele assumir estas responsabilidades no que diz respeito o seu trabalho do campo assim como no gabinete.
Como vimos anteriormente, um topógrafo ou engenheiro em construção civil e habitação, não deve somente estar preocupado no dinheiro, mas sim nas qualidades do seu trabalho e do resultado final. O produto final deve dignificar e garantir a segurança. O topógrafo ou engenheiro de construção civil, obras habitacionais e privadas tem que ser capaz de efectuar a supervisão quaisquer tipo e obras da sua área.

Sem comentários:

Enviar um comentário