I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA FLORESTAL

APLICAÇÃO DA TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA FLORESTAL
A topografia é vasta e ela engloba larga aplicação em diversos sectores da humanidade.
A Engenharia Florestal ou Engenharia Silvícola é o ramo da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta ou de cultivos florestais, através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos. Nesta área os topógrafos são indispensáveis para a gestão de terras junto ao ministério da agricultura.
Tradicionalmente, o campo de trabalho restringia-se às machambas do sector familiar, celulose e madeira serrada. Hoje, com a certeza de que a humanidade depende do ambiente em que vive, esta profissão ganhou importância em outros sectores. Nas agências governamentais, trabalha para manter as Unidades de Conservação e fiscalizar o uso das áreas (Terras) utilizadas pela iniciativa privada. Nesta área o rtopografo ou engenheiro florestal é indispensável. Nas agências de certificação, cria meios para que os consumidores conheçam o comportamento das empresas florestais em relação ao ambiente. Como consultor independente, alavanca a formação de culturas florestais em pequenas, médias e grandes produtores florestais, gerando benefícios para as pequenas comunidades e para a sociedade em geral. As áreas de atuação não se limitam a estas, elas continuam crescendo.
O Engenheiro Florestal ou Engenheiro Silvicultor possui a capacidade de gestão da produção florestal através da Silvicultura. Para tanto, conhecimentos profundos nas áreas de Engenharia Econômica e gestão da produção, bem como em diversas áreas da administração, são necessárias.
Tem um conceito muito amplo, mas na área da Engenharia Florestal relaciona-se ao desenvolvimento sustentável da produção rural e o meio ambiente. O objectivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada. A Engenharia Florestal atua nas atividades das UCs (Unidades de Conservação), principalmente em órgãos públicos, como o Instituto Ambiental.
Plante uma arvore e salve vidas do por vim.

Sem comentários:

Enviar um comentário