I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

domingo, 6 de novembro de 2011

TOPOGRAFIA E ECONOMIA NA PLANIFICACAO DOS TRABALHOS TOPOGRAFICOS

Relação entre Economia e Planificação e a Topografia.
1. “PLANIFICAR significa criar as condições para que cada trabalhador sinta o projecto que constrói como uma obra que lhe pertence, para que conheça os benefícios dessa obra.
2. PLANIFICAR significa a integração do camponês no projecto para que os seus horizontes se libertem e adquira a consciência proletária do peso do seu trabalho no todo nacional”
A economia e planificação se faz presente nos trabalhos topográficos visto que um engenheiro (técnico) em topografia tem que planejar os seus trabalhos e dividi-los em tempo da sua execução.
Os trabalhos topográficos têm fases, nisto, o topógrafo qualificado deve seguir os parâmetros traçados para a realização de qualquer actividade relacionada com a topografia.
Autogestão é quando um organismo é administrado pelos seus participantes em regime de democracia directa. Em autogestão, não há a figura do patrão, mas todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa auto gestionada. A autogestão não pode ser confundida com controlo operário, que mantém a hierarquia e o controle externo do organismo (ou da fábrica) a algum organismo ou instância superior.
Os conceitos de autogestão variam de acordo com a posição política ou social de determinado grupo. O conceito anarquista de autogestão se caracteriza por eliminar a hierarquia e os mecanismos capitalistas de organização envolvidos. Já os conceitos de autogestão empresarial, mantém os mecanismos tradicionais de organização capitalistas. Outra concepção de autogestão é aquela que a caracteriza como sendo as relações de produção da sociedade comunista.
O Que é Autogestão?,
As normas de trabalho topográfico fazem parte na gestão de tempo durante prossecução de toda actividade relacionada a técnica de produção. Ao efectuar um trabalho, o técnico tem que ter em conta o tempo que poderá levar.

A sustentabilidade é um problema multidimensional para o desenvolvimento sustentável como aquele que permite responder às necessidades presentes Sem comprometer a capacidade das futuras gerações em responder às suas próprias necessidades. A amplitude da definição requer algumas qualificações. Um plano que visa por em prática o princípio da sustentabilidade, através de uma acção colectiva e institucional, envolve a esfera pública (estatal e não-estatal), bem como a esfera privada da sociedade, directa e indirectamente relacionadas com o objectivo. A formulação de um plano e sua implementação, face à incerteza do mundo real, requer a participação activa dos sujeitos, lideranças e organizações. Essa participação é condição imperativa à consecução dos objectivos. Participação directa ou via representação; participação informal ou via contrato formal; participação na unidade produtiva agrária ou no âmbito organizacional - participação no sentido de direitos e deveres, de aceitação de regras e normas, e também de engajamento numa coisa na qual o indivíduo joga com seu activo agrário imerso numa nova esfera pública, não pronta, mas a ser construída.

Sem comentários:

Enviar um comentário