I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TOPOGRAFIA E GEODESIA

Relação entre topografia e Geodesia

Tudo o que se representa, através de mapas, cartas, ou medições terrestres, se utiliza a topografia e a geodésia como base. É através desta ciência que é possível representar matematicamente toda e qualquer feição posicionada no globo terrestre (e também fora dele…)
A Topografia e Geodésia andam de mãos juntas, sendo que muitos consideram a topografia como uma espécie de capítulo inicial da geodésia. As duas se diferem basicamente pela extensão de área de projeto, sendo que a topografia está restrita a áreas que não excedam lados de 10 Km. A partir disso, temos que considerar a curvatura da Terra para realizar qualquer medição, já que a topografia utiliza como base matemática a geometria analítica clássica, e com isso, a Terra é um plano. Já a geodésia utiliza o cálculo diferencial e integral para a resolução dos problemas da forma matemática da Terra.
Utilizando-se da topografia e geodésia, devemos utilizar a cartografia, estabelecendo assim um sistema de projeção cartográfica para a representação planificada do mapeamento. No caso de projetos localizados, em áreas pequenas, é dispensável o uso da cartografia, sendo que basta utilizar uma representação planificada simples.
A topografia e geodésia é utilizada em diversas finalidades, como:
• Levantamento de barragens, redes elétricas, telefônicas, hidráulicas
• Cálculo de volume de aterro, terraplenagem
• Planta topográfica de lotes e áreas edificadas
• Mapeamento de lavouras, áreas de preservação permanente
• Locação de obras
• Estradas
• etc.
Ou seja, a topografia e geodésia é a base fundamental para a geração de qualquer base cartográfica.
Pensando nisso, a GAUSS utiliza-se dos processos mais aprimorados, que garantem qualidade total no levantamento de dados terrestres, pois eles alimentam um Sistema de Informação Geográfica de forma íntegra, e que não permita “furos” em fases mais adiantadas. A etapa de aquisição de dados é, na quase totalidade das vezes, a parte mais demorada, custosa, e que envolve um número maior de colaboradores como um todo.
Além disso, a GAUSS dispõe de equipamentos de recepção GPS e equipamentos de topografia, além de técnicos capacitados e qualificados, podendo assim fornecer serviço de topografia e geodésia de qualquer natureza, como:
• Georreferenciamento de imóveis rurais,
• Mapas rurais com laudo, para fins de cadastro de imóvel rural (CCIR)
• Pontos de controle para georreferenciamento de imagens de satélite, aerotriangulação, e apoio geodésico de qualquer finalidade

Sem comentários:

Enviar um comentário