I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CADASTRO DE TERRAS

O cadastro das propriedades, no sentido de “registo de terras”, só aparece quando o homem se fixa na terra para usa-la. Assim, ele precisa dum calendário para as suas culturas.
A geodesia fornece a cobertura da zona a se levantar topograficamente ou a cartografar, sob a forma de um esqueleto de apoio geodésico, ou rede geodésica e atribuiu a cada vértice geodésico, as suas coordenadas geodésicas devidamente compensadas e coerentes em bloco, com toda a figura de apoio construída.
E depois vem a vez de a cartografia interligar os pontos da superfície terrestre, tratados como estando no elipsóide, com as suas imagens no plano de referência horizontal (projecções), isto é, transforma as coordenadas geodésicas, em coordenadas cartesianas rectangulares.
Dispondo de uma malha de pontos (vértices geodésicos) relativamente densa com um afastamento que não vai além de 3 a 4Km, tal densidade permite considerar no interior das pequenas áreas, definidas pelos vértices geodésicos mais próximos, como uma área plana e simplificar assim todos os trabalhos da topografia. Partindo desta hipótese, a base dos cálculos topográficos assenta na geometria plana e limita-se a, sinteticamente, realizar a medição de ângulos e distâncias.
A Geodesia construiu, observa e calcula as coordenadas geodésicas de todos os vértices geodésicos existentes, como uma malha de cerca de 3km de lado.
A Cartografia transforma essas coordenadas em coordenadas planas rectangulares, por meio de um sistema de representação plana com um mínimo de deformação.
A Topografia desenha a planta topográfica, por meio de levantamentos de pormenor da zona a levantar topograficamente, apoiando-se ou não em vértices geodésicos e determinando as coordenadas planas de outros pontos por processos e métodos da geometria plana.


FORMAÇÃO DO RELEVO
Formas características simples
O estudo sistemático dos diferentes acidentes de terreno, levou à conclusão que estes, por mais complicados que sejam, derivam sempre de duas formas simples:
- O Têrgo, Colina
- Vale, Reentrância
Com mais rigor pode dizer-se que,o têrgo é a forma simples do terreno que se assemelha à intersecção de dois semi-planos, cuja concavidade fique voltada para baixo. A linha de intersecção dos dois semi-planos, denomina-se LINHA DE FÊSTO ou de separação de águas ou de cumeada.
O vale assemelha-se à intersecção de dois semi- Planos com a concavidade voltada para cima. A intersecção dos dois semi – planos denomina-se TALVEGUE ou linha de reunião de águas.





Distinguem-se pelas suas características:
- Nos têrgos, as curvas de nível de menor cota envolvem as de maior cota, enquanto nos vales sucede o contrário.
- Nos têrgos, a linha do fêsto é uma linha de separação de águas e uma linha de maior declive de terreno, que representa o caminho mais áspero para subir e o mais suave para descer, pelo contrário, nos vales, o talvegue é uma linha de reunião de águas e uma linha de maior declive do terreno, que representa o caminho mais suave para subir e mais áspero para descer.

Quanto à sua forma, os vales podem classificar-se em:
- vales de fundo chato
- vales de fundo côncavo
- vales de fundo ravinoso

nos vales temos que considerar a origem (ponto mais elevado do talvegue)a foz (parte onde o talvegue encontra o mar)e a queda(diferença de nível entre a origem e a foz)

tanto as linhas de festo como os talvegues, constituem as linhas características do terreno.
Formas Derivadas ou compostas

Elevação - resulta da reunião de dois ou mais têrgos
Depressão – resulta da junção de vales

A comparação entre a elevação e a depressão, mostra que na primeira, as curvas de nível de menor cota envolvem as de maior cota, sucedendo o contrário numa depressão.

Colo – é uma forma composta de terreno, resultante da intersecção de dois têrgos e contitue uma zona de passagem obrigatória.

Esporão – a parte terminal de uma linha de festo, em vez de descer até ao talvegue, segundo um têrgo de declive mais ou menos constante, ergue-se por vezes, dando lugar a um movimento de terreno muito característico, que não é mais que uma elevação de importância secundária
O objectivo do cadastro de terras é melhorar a vida da população o acesso e posse da terra, uso e aproveitamento efectivo e, ainda, melhorar a produtividade.
A campanha nacional de cadastro de terras, visa travar o fenómeno de usurpação de terra, afim de obter DUAT (Direitos de Uso e Aproveitamento de Terras) para produção, plantações florestais, fazendas bravias e outros fins que pudessem pôr em causa a produção de comida.

Sem comentários:

Enviar um comentário