I made this widget at MyFlashFetish.com.

Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de novembro de 2011

SANEAMENTO AMBIENTAL

Será que os topógrafos podem fazer parte do Saneamento Ambiental?
A tecnologia de trabalho com saneamento básico, construi sistemas e redes de água, esgoto, lixo industrial e doméstico. Ajuda o engenheiro sanitarista ou ambiental a fiscalizar a qualidade da água e o tratamento do esgoto, bem como a gerência do armazenamento do lixo em aterros sanitários e usinas de compostagem. O técnico em topografia Pode projectar e acompanhar a construção de redes de drenagem, para evitar enchentes, participar de projectos de monitoramento da qualidade do ar, da água e do solo, comandar o tratamento de efluentes e resíduos da produção industrial ou, ainda, implantar tecnologias para diminuir a poluição causada por indústrias.
O mercado de trabalho
Prefeituras, empresas de tratamento de água e esgoto, companhias de recursos hídricos e órgãos estaduais e federais, como as secretarias de Meio Ambiente, são os principais empregadores. O profissional pode ser contratado para acompanhar projectos hidráulicos e planejar e implantar novas tecnologias para melhorar a infra-estrutura de saneamento dos centros urbanos. Também faz a manutenção dos sistemas hidráulicos e desenvolve projectos de recuperação de águas poluídas. Há demanda por parte de indústrias e empreendimentos dos mais variados sectores, como os de turismo. Grandes hotéis necessitam do especialista para desenvolver projectos que visem à preservação de áreas verdes no local do estabelecimento. Ele pode ainda prestar assessorias para ONG’s ambientalistas.
O avanço tecnológico está ficando cada vez mais elevado. "Em geral, a demanda pelo profissionalismo é enorme, mas a absorção dos técnicos em topografia fica a desejar porque os investimentos na área são insuficientes. Mas a tendência é que o volume de investimentos aumente por conta, em parte.
Assim como um topógrafo participa na gestão florestal, ele ta capacitado a intervir problemas que tem a ver com o saneamento ambiental, fazendo obras que tenham a ver com a construção de drenagens nas zonas urbanas, elaboração de projectos que incluem a abertura de estradas ou vias de acesso. Traçar planos sobre a gestão do ambiente urbano.
Para tal, o trabalho deve ser divulgado a toda agente e estruturas locais a fim de evitar conflitos. Como se sabe que todo trabalho topográfico tem passos a considerar, para fazer o saneamento ambiental deve-se obedecer as regras vendo o tipo de trabalho que poderá ser feito no local.
Exemplos: Para colocar esgotos de água ou fazer drenagem em zonas onde já esta sendo habitada, é necessário ter a planta do local. Deve-se desenhar novo projecto na qual irá se incluir as faixas de drenagens e manilhas de esgotos. Há casos em que é necessário movimentar as pessoas atingidas pelo projecto, para tal, deve-se ter outro local para o reacentamento.
Todo trabalho que inclui técnicas topografias, deve obedecer os parâmetros legais que são:
1. Fase do campo
2. Fase do gabinete.
Depois do reconhecimento, deve-se requisitar os instrumentos que posteriormente serão usados. No caso do trabalho de construção de esgotos e drenagens, pode-se usar os níveis topográficos ou topo-geodesicos para o nivelamento ou teodolitos para o caso de mudança de direcção (medição angular). Havendo necessidade de se fazer o levantamento, poderá se usar GPS, TOTAL STATION e outros.
A fase do gabinete inclui a obtenção do produto final (nova planta) após os cálculos de todas execuções.
Maior parte destes trabalhos são efectuados pelos topógrafos (técnicos qualificados) formados na área para execução de trabalhos a sua medida. Em Moçambique, estes (topógrafos) são formados pelo INSTITUTO DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE TERRAS E CARTOGRAFIA, órgão tutelado pelo ministério da agricultura. Neste instituto, formam-se também Cartógrafos.
O curso dura três anos, cujos inclui aulas práticas, estágios, elaboração do caderno final e defesa do mesmo, jornadas técnicas e outras praticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário